Reabilitação Ortopédica e Desportiva

Como Funciona a Reabilitação Ortopédica e Desportiva?

Praticantes de atividades físicas, têm uma maior predisposição para sofrerem com lesões devido à intensidade de sua modalidade ou seu ritmo nos treinos. A fim de evitar longos períodos de recuperação e ausência no esporte, criamos um plano de reabilitação ortopédica e desportiva, com técnicas modernas, que auxiliam em um retorno pleno à rotina normal.

 

Todo o acompanhamento é realizado por uma equipe composta por ortopedistas, especialistas em fisiologia do exercício e fisioterapeutas. Profissionais que irão determinar o plano de tratamento ideal para que o paciente possa se recuperar o quanto antes e de maneira que não haja a reincidência na lesão.

1 Abordamos o controle do processo inflamatório, controle de dor, reparação tecidual, redução de edema e a recuperação da mobilidade articular, para que o processo seja iniciado com segurança e qualidade.

2 Iniciamos o processo de recuperação muscular para estabilidade do segmento a ser tratado, mantendo também condutas que estimulem o processo de cicatrização tecidual e, em alguns casos, proporcionamos nessa fase uma melhora da função global.

3 Trabalhamos a musculatura de maneira mais intensa, de acordo com avaliações quantitativas e qualitativas que são adquiridas na avaliação de força computadorizada e avaliação funcional, já iniciamos o trabalho sensório motor.

4 Estando o paciente com a musculatura equilibrada e com um melhor padrão de movimento, realizamos a transição para o esporte caso seja atleta ou condicionamento físico, visando a prevenção de futuras lesões.

Técnicas utilizadas na reabilitação ortopédica e desportiva

Laser

A terapia a laser favorece o aumento do metabolismo das células reparadoras, dentro eles os fibroblastos, responsáveis pela reorganização do neo-tecido e agindo no controle da inflamação além de diminuir o fluxo responsável pela sensação de dor, gerando assim a reparação tecidual, atuando no tratamento tanto de lesões agudas, quanto crônicas.

laser
reabilitação desportiva laser super pulsado

Laser Super Pulsado

Tendo diferentes comprimentos de onda é um laser que otimiza a profundidade e penetração no tecido desejado. É indicado para lesões musculares, tendinosas e lesões crônicas. Tendo como objetivo alívio de dores, espasmos musculares e apresentando um desempenho aprimorado e uma recuperação funcional muito prática e rápida.

Corrente Excitomora (eletroestimulação)

Tem como objetivo recrutar terminações motoras latentes e assim reeducar o controle motor, melhorando tônus e trofismo muscular sem o uso de resistência externa nas fases iniciais e após, sendo utilizada como terapia associada a movimentos específicos que recrutem determinados grupos musculares.

reabilitação desportiva eletroestimulação compex
plataforma vibratória

Plataforma Vibratória

O uso da vibração mecânica em todo o corpo otimiza e aumenta o recrutamento dos músculos sem gerar sobrecarga articular com ação direta no sistema circulatório, no controle postural e motor. Possui uma vasta aplicabilidade nas lesões de tornozelo, joelho, quadril, coluna e membros superiores.

Game Ready

Sendo uma terapia de resfriamento, compressão e descompressão tendo como objetivo gerar efeitos diretos no controle da dor, diminuição de edema através da drenagem linfática e venosa, diminuição dos quadros inflamatórios intensos e o favorecimento da melhora do quadro circulatório local.

reabilitação desportiva game ready
reabilitação desportiva onda de choque

Terapia de Ondas de Choque

O tratamento por ondas de choque é um método terapêutico muito eficaz de resultados rápidos no controle de dor, restauração da mobilidade e na cicatrização de tecidos acometidos por lesões crônicas. A melhora dos sintomas é perceptível a partir do primeiro tratamento.

Além de tudo isso, ainda possuímos, para um melhor atendimento e eficiência no tratamento de nossos pacientes:

 

CPM

Equipamento que favorece o ganho de amplitude de movimento (ADM), diminui as enzimas inflamatórias e controla o quadro de edema local. Usado em quadros agudos intensos, pós operatórios, patologias crônicas que acometam diretamente o joelho.

 

Ultrassom Terapêutico

Promove o aumento da permeabilidade celular/tecidual através das vibrações sonoras, agindo assim como estimulador mecânico para o aumento do metabolismo local e inibição da condução de dor (parte neural).

Agende sua Consulta

centro de excelência em reabilitação

Rua Bento de Andrade, 103
Ibirapuera – São Paulo – SP

 

(11) 2507-9024
(11) 2507-9021
(11) 94006-5262

 

contato@institutoreaction.com.br