Osteopatia

O que é osteopatia?

osteopatia

A técnica busca trabalhar o paciente como um todo, focando não só no sintoma, mas também na causa em si. Por meio da manipulação manual, é possível diminuir a inflamação no local da dor e favorecer a circulação sanguínea.

Osteopatia é um sistema de tratamento global através da terapia manual que visa o equilíbrio corporal como um todo. Após avaliação específica e minuciosa, evidenciamos a origem primária do quadro de disfunção, por exemplo, uma dor na lombar pode ter correlação numa origem direta com disfunções articulares no pé e tornozelo bem como, uma dor lombar pode ter uma associação direta com estresse/emocional.

 

Outro ponto que pode influenciar em dores articulares, está relacionado com atividades diárias e hábitos que o paciente sequer percebe que são prejudiciais à sua saúde. Permanecer muito tempo sentado, ou até mesmo caminhar de maneira errada por conta de desbalanços musculares, podem evidenciar problemas, e a Osteopatia consegue identificar a causa para direcionar o tratamento.

 

Investigar a origem primária da disfunção facilita o diagnóstico funcional e da escolha da técnica adequada para a correção de tal disfunção.

Para quem a Osteopatia é destinada?

osteopatia

Todos podem se beneficiar da Osteopatia, mesmo aqueles que estão saudáveis, uma vez que a técnica preza pela manutenção da qualidade de vida, melhorando a flexibilidade muscular e evitando lesões.

A Osteopatia é indicada para diversos públicos, especialmente aqueles que não sofrem com problemas musculoesqueléticos, pois a técnica também preza pela prevenção.

 

Praticantes de atividades físicas, amadores ou profissionais, que sofrem com lesões devido a intensidade dos treinos ou esforços excessivos, conseguem prevenir lesões com o acompanhamento osteopático, visto que a Osteopatia auxilia na correção da biomecânica corporal.

 

Pacientes que são acometidos por distúrbios motores também podem se destinam à Osteopatia, uma vez que a Osteopatia atua na reabilitação destas condições, além de orientar para a mudança de hábitos que desencadearam o problema.

Problemas tratados com Osteopatia

Por ter uma filosofia diferenciada de outras técnicas, e visar o trabalho com a unidade corporal, a Osteopatia pode tratar quaisquer problemas que acometam o indivíduo como:

 

Dores na coluna

osteopatia dor colunaA coluna é uma das estruturas que mais pode sofrer com problemas ao longo da vida, seja devido aos hábitos praticados ou por traumas sofridos. A Osteopatia, além de atuar no controle da dor, também trabalha na causa, seja a má postura ou ações diárias que estão desencadeando uma hérnia de disco ou lombalgia.

 

Entorses

As entorses de tornozelo, especialmente comuns em corredores, geram muitas dores e podem afastar o esportista de sua modalidade. Com uso da técnica manual da Osteopatia, a técnica promove um equilíbrio das estruturas corporais e evita a reincidência neste tipo de lesão.

 

Tendinites

osteopatia tendinite

A osteopatia também pode ser empregada para tratar dores crônicas no pulso ou tornozelo, como a tendinite

As tendinites são causadas por esforços excessivos e repetitivos de uma determinada articulação, como no pulso ou no tornozelo. A Osteopatia auxilia no controle da inflamação do local, além de orientar o paciente a diminuir a carga aplicada sobre a região, a fim de evitar que o hábito diário evolua para um quadro crônico.

 

Lesões musculares

A técnica manual preza pelo trabalho fascial, pequena camada do tecido conjuntivo que envolvem o sistema musculoesquelético e é acometida por lesões musculares ou dores.

 

O tratamento osteopático auxilia na melhora da flexibilização destas estruturas, consequentemente das articulações, além de restaurar a mobilidade muscular interferida por lesões.

Agende sua Consulta

centro de excelência em reabilitação

Rua Bento de Andrade, 103
Ibirapuera – São Paulo – SP

 

(11) 2507-9024
(11) 2507-9021
(11) 94006-5262

 

contato@institutoreaction.com.br