A baropodometria consiste em um exame que tem por objetivo avaliar alterações biomecânicas de acordo com a posição dos pés, seja durante a marcha, corrida ou de maneira estática.
Através de uma plataforma de sensores de pressão, são avaliadas a pisada estática e dinâmica onde é possível obter dados sobre do tipo de pisada, picos de pressão e distribuição de carga sob os pés. Esses dados auxiliam na confecção de palmilhas ortopédicas ou posturais de maneira individualizada.
De acordo com o mapeamento da base dos pés, é possível identificar alterações biomecânicas que podem comprometer a funcionalidade do paciente a longo prazo.
Este teste pode ser indicado para aqueles que desejam praticar esportes de maneira segura, uma vez que as alterações na pisada podem favorecer o desenvolvimento de problemas ortopédicos nos membros inferiores e coluna.
Pacientes que sofrem com alterações posturais, como escolioses e outras dores na região da coluna, também são indicados a realizarem a baropodometria.
O teste de baropodometria auxilia na confecção de palmilhas ortopédicas que auxiliam na correção da pisada e em desbalanços musculares que podem ser causados devido a alterações identificadas durante a coleta dos dados.
Desde joanete, esporão calcâneo, fascíte plantar, pés diabéticos e até tendinites podem ser tratadas com o auxílio da baropodometria.